sábado, 15 de junho de 2013

Um ministério chamado fofoca!


Um grave problema nas igrejas evangélicas hoje desde daquela que está na periferia até a do centro é um mal chamado fofoca. A fofoca é algo tão perturbado que boa parte das escrituras sagradas dedicam uma boa parcela de seus textos falando de seus males e ações.Esse mal encontrou na igreja um terreno fértil por diversas razões:Negligencia pastoral,ociosidade da juventude e de muitas senhoras,falta de conhecimento bíblico, disputa de poder e cargos além de revelar-se um poderoso instrumento para derrubar aqueles que a pessoa fofoqueira tem inveja. É preocupante quando muitos pastores ausentes de seu rebanho ou desestimulados pastoreiam baseados em fofocas. Eles adotam seus fofoqueiros como pessoas de confiança e chegam até a perde membros por isso. A Bíblia exorta que se alguém tem queixa contra o outro deve ser chamado na presença de  uma testemunha e ser feito o confronto.Muitas vezes os pastores fogem desse confronto o que já indicia que ha algo errado na acusação.Outro problema que muitos hoje são beneficiados com a complacência da fofoca.Punimos pecados sexuais com mais rigor que a fofoca. Um irmão pode passar meses ou até anos punido por sexo ilícito mas um fofoqueiro atua livremente em qualquer ministério mesmo sendo disciplinado.Outro fator preocupante é que muitos esquecem que  fofoca é enquadrado no crime de calunia e difamação: A Calúnia ( art. 138 ) , a Difamação ( art. 139 ) e a Injúria ( art. 140 ) no Código Penal.
Veja as penas:
Calúnia
Se você acusar a faxineira de ter sumido com seu dinheiro – ou seja, um crime – sem ter provas, estará sendo calunioso e pode passar de 6 meses a 2 anos preso, além de pagar uma multa. Do trio, é o único em que, se você tiver provas, não é condenado.
Difamação
Contou no almoço que a fulana trai o marido com todo mundo? Difamação. Detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Detalhe importante: como o crime é a ofensa à reputação, você está cometendo difamação mesmo que prove as puladas de cerca da mulher do cara.
Injúria
É qualquer xingamento dito diretamente à pessoa. A verdade da acusação não muda nada e, caso resolvam processá-lo, você pode pegar de 1 a 6 meses ou ter que pagar uma multa. 
Fora as penas severas textos como:Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.” Tiago 4:11 ou “Se teu irmão pecar contra ti, vai argüi-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.” Mateus 18:15-17 .Esses textos são claros de como se deve protege em um caso de fofoca.
Queridos ao menor sintoma de fofoca em seu ministério puna de maneira exemplar e rígida.É melhor jogar o Jonas do barco do que perde a tripulação toda.
Yndrews Filliph


Nenhum comentário:

Postar um comentário