terça-feira, 25 de junho de 2013

CINCO FILMES SOBRE PROTESTO PARA VOCÊ SE INSPIRA E IR AS RUAS

No momento de protesto e lutar popular que nossa nação vem vivendo nos deixamos em nossa set list dessa semana cinco produções sobre protesto e revolução que vão lhe inspira a ir as ruas.

1-A Batalha de Seattle


1999. Dezenas de milhares de pessoas vão às ruas de Seattle, em protesto contra a Organização Mundial de Comércio. De início o protesto era pacífico, pedindo o fim das conferências da OMC, mas logo se tornou um motim. O resultado foi a classificação de estado de sítio, que fez com que o Departamento de Polícia e a Guarda Nacional adotassem uma postura de combate aos manifestantes.
2-Domingo sangrento


O dia é 30 de janeiro de 1972. Na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, os cidadãos saem em passeata pelos direitos humanos. Sem motivo aparente, soldados britânicos atiram e matam 13 pessoas desarmadas e, a princípio, sem qualquer conexão com o IRA, o grupo que luta pela libertação da Irlanda do Norte. Esse episódio é conhecido como Domingo Sangrento e marca o começo do conflito que transformou-se em guerra civil, com muitos atos de violência e terrorismo. O filme acompanha, em estilo seco e realista, a vida de quatro homens envolvidos em ambos os lados do conflito.
3-A revolução dos cocos

A história contada por esse documentário é tão incrível, que poderia ser uma fábula. Imagine a população de uma ilha – desapropriada por uma concessão de extração de cobre – cansada de ver suas matas serem destruídas, sabotam as instalações da maior mineradora do mundo. Depois disso, enfrentam com flechas, as metralhadoras do país que domina a ilha, depois enfrentam o militares da Austrália, depois os mercenários e um embargo de 7 anos. Como conseguir armas, alimentos, combustíveis, energia elétrica e medicamentos com o embargo? Criatividade, otimismo e força de vontade transformaram esse povo da ilha de Bougainville num dos melhores exemplos de sustentabilidade e resistência do mundo.
4-Che-Parte 2 A Guerrilha


Após a Revolução Cubana, Ernesto "Che" Guevara (Benicio Del Toro) está no auge de sua popularidade e poder. No ano de 1964, ele viaja para Nova York para fazer um discurso nas Nações Unidas, no qual reafirma sua luta contra o imperialismo. Até que, repentinamente, Che desaparece em Cuba. Ele ressurge incógnito na Bolívia, onde organiza um pequeno grupo de cubanos e bolivianos para dar início à grande revolução latino-americana.
5-A ilha das flores
Um dos melhores documentários brasileiros que mostra a dura realidade dos moradores de uma cidade brasileira que chega a come lixo para sobreviver.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário