quinta-feira, 6 de junho de 2013

Governo prorroga inscrições da Especialização em Fundamentos da Educação


Foram prorrogadas até 10 de junho as inscrições do curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. A pós-graduação é destinada aos servidores efetivos, comissionados e aos técnicos administrativos que possuem graduação da rede estadual de ensino, classificados no último concurso público estadual, que estejam lotados na SEE. As inscrições são gratuitas e foram reabertas no dia 20 de maio exclusivamente por meio do endereço:http://www.sec.pb.gov.br/scriptcase/app/consultaweb/web_form_especializacao/web_form_especializacao.php.
A ação faz parte da política de Formação Continuada do Governo do Estado e tem como objetivo promover a formação dos profissionais. Após esse período, os servidores inscritos deverão efetuar suas matrículas em um dos Campi da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizados nos municípios: Campina Grande, João Pessoa, Guarabira, Catolé do Rocha, Patos, Monteiro e Araruna.
As matrículas vão ocorrer no período de 11 a 19 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, sendo imprescindível a apresentação dos documentos: comprovante de inscrição, diploma de graduação (original e cópia), histórico escolar (original e cópia), duas fotos 3×4 e documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência com o nome do servidor). O início das aulas está previsto para 6 de julho. Estão sendo oferecidas 5.777 vagas.
A primeira etapa da Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares foi iniciada no dia 23 de fevereiro para 2.223 participantes. O curso é gratuito e é promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para a realização da atividade foram distribuídos, desde o primeiro dia de aula, livros didáticos que vão ser trabalhados durante o curso.
A capacitação acontece em doze polos localizados nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Itabaiana, Cuité, Catolé do Rocha, Araruna, Guarabira, Monteiro, Princesa Isabel, Sousa, Itaporanga e Patos.
O curso acontece aos sábados e é formado por nove módulos, com a defesa das monografias. A especialização contempla aulas presenciais e à distância. A grade curricular conta com os seguintes módulos: Identidade e Pluralidade Cultural, Tecnologias Educacionais, Processos de Cidadania e Relações Sociais, Comunicação e Linguagem, Trabalho e Sociedade, Mídia, Cultura e Imaginário Urbano, Teorias e Práticas de Pesquisa, Elaboração e Defesas de Monografias e Encerramento das Defesas de Monografias.
De acordo com a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, no curso de especialização os profissionais terão a oportunidade de fazer a capacitação e uma reflexão sobre práticas pedagógicas interdisciplinares, na perspectiva de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Tudo de acordo com as normas estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/1996, em seu artigo 67, e a meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020).
O Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares é parte integrante do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, lançado em agosto de 2011. Tem duração de 12 meses e é realizado em nove módulos, cujos conteúdos curriculares estarão voltados para os eixos temáticos norteadores da Educação no Estado da Paraíba: Educação e Identidade, Educação e Tecnologia, Educação e Campo, Educação e Cidadania, Educação e Cultura, Educação e Cidade, Educação e Comunicação, Educação e Trabalho e Educação e Pesquisa”, destacou a secretária.
Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Recursos Humanos pelos telefones: (083) 3218-4051/ 3218-4052/ 3218-4076.

Nenhum comentário:

Postar um comentário