quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

HISTÓRIA DA MUSICA GOSPEL NA BÍBLIA E NO BRASIL-ESTUDO 2

Não podemos dar uma fórmula ou uma receita de como adorar ao Senhor, porque a adoração é algo espiritual, íntimo e pessoal. Mas a Bíblia nos ensina como podemos expressar exteriormente nossa experiência íntima e pessoal com o nosso Senhor.

Poder da adoração
O louvor e a adoração: Quebra cadeias – At 16:25,26 (Paulo e Silas)
 Tira angústia – Is 61:3 Liberta – I Sm 16:14-17,23
 É profético – I Cr 25:1
 Traz vitória na guerra – II Cr 20:20-22

Como Deve Ser o Louvor e a Adoração?
Em espírito e em verdade – Jo 4:23-25
De todo o coração – Sl 9:1-2
Por meio de Jesus, como sacrifício – Hb 13:15
Com cânticos espirituais – Ef 5:18-21; Cl 3:16
Com arte, novidade e com júbilo – Sl 33:1-3; Lc 24:52,53
Com entendimento – I Co 14:15
Em santidade, com oferendas – I Cr 16:29 (a oferta é uma forma de adoração)
 Como forma de agradecimento – II Cr 20:28,29; Sl 147
 Em todo tempo – Sl 145:1-4; I Cr 25 (24 horas de adoração profética no templo pelos levitas)

Origem da adoração
Existe no céu desde os anjos( )No antigo testamento a adoração ganhou musicalidade e o acompanhamento de instrumentos-Jubal foi o primeiro:
“O nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta” (Gn 4:21).

Dança
Arte -> expressão dos sentimentos, da alma do artista. Parte do cotidiano de toda a natureza e também do ser humano.
Abrangência -> pode ter interpretações diferentes conforme a cultura (especialmente quanto a nações ou grupos étnicos); pode haver barreiras para a dança e expressão corporal; necessita fixação da atenção. Normalmente ligada/dependente da música embora não necessariamente (expressão corporal). Aspectos terapêuticos -> semelhantes ao da música, especialmente quando combinados. Os aspectos motor, emotivo e social são preponderantes.

Como a Bíblia trata a dança?
    Colocada como forma de divertimento social, expressão de alegria, ato de adoração e parte de jogos infantis. Demonstra que era algo normal e parte da vida diária de homens, mulheres e crianças. Exemplos: Miriam, Davi, Filho Pródigo, salmos, citações de Jesus, etc. Referências: Ex 15:20, 32:19; Ec 3:4; Jó 21:11; I Sm 18:6, 21:11, 29:5; II Sm 6:14,16; Jr 31:4,13; Jz 11:34, 21:19-21; I Rs 18:26; Sl 150:4; Mt 11:17, 14:6; Mc 6:21,22; Lc 7:32, 15:25
Ainda existem algumas barreiras no meio cristão para certos ritmos e também para a dança, tidos como pertencentes ao diabo. Porém resta uma questão, como o ritmo ou a dança podem pertencer ao diabo se ele não tem nem a chave de onde mora? As chaves da morte e do inferno estão nas mãos de Jesus (Ap 1:18).

HISTÓRIA DA MÚSICA NA BÍBLIA

1) “E quando o espírito maligno da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele” (I Sm 16:23).
Uma história muito conhecida pela maioria dos irmãos, porém, não copiada. Falo da unção de Deus que estava sobre a vida de Davi. Era algo impressionante. Quando um espírito maligno perturbava o rei Saul, Davi tocava sua linda harpa e através do poder de Deus liberado em sua ministração, o tal espírito batia em retirada.
Deus quer te usar na mesma dimensão espiritual e na mesma unção que Davi. Só depende de você. Está disposto a pagar o preço?
2) “Sucedeu, porém que, retornando eles, quando Davi voltava de ferir o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando alegremente, com tamboris, e com instrumentos de música(I Sm 18:6).
Neste episódio vemos uma população que vinha de diversas parte de Israel para saudar Davi pela vitória sobre os filisteus, e também cantavam acompanhados de vários instrumentos musicas louvando a Deus com júbilo.
3) “E Davi, e toda a casa de Israel, tocavam perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos”(II Sm 6:5).
Aqui o que vemos é um momento de densa alegria pela reconquista da Arca de Deus. Quando alguns levitas a traziam para a terra do povo de Deus, outros louvavam o Senhor com grande júbilo proclamado através da harmonia de seus instrumentos.
4) “E Davi ordenou aos chefes dos levitas que designassem alguns de seus irmãos como cantores, para tocarem com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, e levantarem a voz com alegria” (I Cr 15:16).
A Arca de Deus significava sUa forte presença. Com a Arca em seu poder, o povo de Deus sentia-se protegidos contra seus inimigos e muito abençoados. Aqui também a Arca está sendo o centro do júbilo dos israelitas.
5) “Quando os trombeteiros e os cantores estavam acordes em fazerem ouvir uma só voz, louvando ao Senhor e dando-lhe graças, e quando levantavam a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos de música, e louvavam ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre; então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor”, (II Cr 5:13).
Ao lermos o texto acima, ficamos imaginando que momento tremendo foi este, pois quando o louvor era ministrado ao Senhor, a glória de Deus invade aquele lugar, deixando todos os presentes bêbados do poder divino, não agüentando parar em pés.
6) “E os homens trabalhavam fielmente na obra; e os superintendentes sobre eles eram Jaate e Obadias, levitas, dos filhos de Merári, como também Zacarias e Mesulão, dos filhos dos coatitas, para adiantarem a obra; e todos os levitas que eram entendidos em instrumentos de música(II Cr 34:12).
O rei Josias foi um rei muito abençoado que andou retamente nos caminhos do Senhor. Quebrou as estátuas de deuses estranhos, purificou e reedificou a cada do Senhor. Na finalização desse projeto ali estavam os levitas para com seus instrumentos louvarem a Deus, e diga-se de passagem, os entendidos em música. Você estaria entre eles?
7) “Também Davi juntamente com os capitães do exército, separou para o serviço alguns dos filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedútum para profetizarem com harpas, com alaúdes, e com címbalos. Este foi o número dos homens que fizeram a obra: segundo o seu serviço” (I Cr 25:1).
O que vemos aqui é o rei Davi organizando o ministério, colocando cada um segundo sua função. Aqui três líderes são levantados para a direção das equipes que foram divididas em escalas e turnos.
8) “Tendo ele tomado conselho com o povo, designou os que haviam de cantar ao Senhor e louvá-lo vestidos de trajes santos, ao saírem diante do exército, e dizer: Dai graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre. Ora, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amom, de Moabe e do monte Seir, que tinham vindo contra Judá; e foram desbaratados” (II Cr 20:21, 22).
Foi a famosa guerra sem luta! Diante do louvor dos levitas à frente do exército do povo de Deus, o Senhor mesmo feriu seus inimigos, concedendo a vitória mais uma vez a seu povo.
9) “Ora, na dedicação dos muros de Jerusalém buscaram os levitas de todos os lugares, para os trazerem a Jerusalém, a fim de celebrarem a dedicação com alegria e com ações de graças, e com canto, címbalos, alaúdes e harpas(Ne 12:27).
Na inauguração dos muros de Jerusalém os levitas fizeram um culto de ação de graças ao Senhor.
10) “Logo que ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado” (Dn 3:5).
Este é um exemplo que a música tem sido usada há muito tempo para induzir as pessoas a pecarem. Podemos contextualizar esse assunto traçando um paralelo com as músicas, que hoje, são utilizadas para influenciarem negativamente aqueles que as ouvem. Existem músicas que levam as pessoas traírem seus cônjuges; a beberem compulsivamente; a se drogarem; até mesmo para matar. Assim como a música pode levar uma nação a jubilar diante de Deus, pode também levar uma nação a se rebelar.
É o poder que a música tem. Viciados em drogas comumente ouvem músicas que os enlouquecem e os encorajam a se drogarem.
11) “Ora, o seu filho mais velho estava no campo; e quando voltava, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças(Lc 15:25).
Da mesma forma que certos tipos de músicas podem entristecer o ser humano, outros estilos podem criar ambientes de pura alegria como foi o caso que vemos acima. Um pai que ao ter seu filho de volta logo fez uma festa musical para recebê-lo.
12) “Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder! Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza! Louvai-o ao som de trombeta; louvai-o com saltério e com harpa! Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes! Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!” (Sl 150).
Este é conhecido como o salmo musical. Refere-se a uma grande variedade de instrumentos e que todos eles devem louvar ao Senhor. A expressão maior do salmista é mostrar que não existe um tipo apenas de instrumentos com os quais devemos louvar o criador e sim que: Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor, louvai ao Senhor!

HISTÓRIA DO GOSPEL NO BRASIL
Os primeiros hinos protestantes entoados em território brasileiro foram entoados pelos Presbiterianos que possuem o hinário mais antigo.
A FASE MODERNA
De acordo com o site http://www.efratamusic.com.br/ , Feliciano Amaral é o cantor há mais tempo em atividade no mundo, fato constatado e registrado pelo "Guinness Book" (o famoso "Livro dos Recordes"). Cantor e pastor, ele nasceu na cidade de Miradouro, Minas Gerais, em 20 de outubro nos idos de 1920. Na década de 1940, Feliciano foi o primeiro cantor evangélico a colocar a voz num acetato de vinil de 78 rotações, na gravadora Atlas, com a música Sou forasteiro aqui. À época, destacavam-se na música popular, Orlando Silva (o Cantor das Multidões) e Francisco Alves (o Rei da Voz), já falecidos. Na música evangélica, depois de Feliciano Amaral, despontaram Luiz de Carvalho (gravando o 1° disco oito anos após Feliciano, com a música A graça de Jesus), Josué Barbosa Lira (in memorian, autor da canção Só o Senhor é Deus), Edgar Martins e outros.
A bateria começou a ser aceita nos hinos a parti da década de 80.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNhPBzBc3NqKwqWziw2MKlo8DGkhvdhhsR0eAgHMQkOuY8-tMM98sxy4dF8csVvPu8VBvIckGgCmzu3GD0EXaW2h3-Tr2CKUs-QuFPeYIAkfe1Bg2Rd7bAXfD3zSPcDuALxX9ytnVWro4/s1600/feliciano.jpg
Entre as décadas de 60 a 80 se destacaram muitos outros nomes como Vitorino Silva e Oseias de Paula que foram os que mais venderam disco no Brasil.As mulheres começaram a despontar na década de 80 com Shirlhey Carvalhaes e Jacira com o hino ‘Basta que me toques”.Surge os conjuntos com Os embaixadores de Sião,Grupo Elo,Vencedores pro Cristo
Ver vídeo
Aparti de 89 a música gospel passa a sofre transformação João Alexandre atinge o auge e torna o primeiro hino cristão a se torna popular com “Brasil olha pra cima”.O rock gospel começa a desponta com Rebanhão a primeira banda de rock gospel,nesse cenário surge os primeiros estilos diferentes com a Banda Nova (Maracatu e Frevo)-Manacial.
Surge em 90 a profissionalização com Catedral,Ofigina G3 e Katesbarnea.
Diante do Trono e Aline Barros nas décadas de 2000 traz a onda das versões e traz as grandes gravadoras com o estilo Ao vivo.Em 2011 as grandes gravadoras seculares com Sony e Som Livre lançam seus selos gospel trazendo Nivea Soares,Banda Resgate,Palavrantiga.










.


Nenhum comentário:

Postar um comentário