segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O EMMY E SEUS VENCEDORES EM 2013

"Breaking bad" chega ao fim nos EUA no próximo dia 29, e o burburinho em torno da série, que é campeã de repercussão na internet e vem atingindo bons índices de audiência nesta última temporada, tem sido enorme nos últimos meses. Havia muita expectativa, portanto, de que a atração levaria este ano seu merecido e esperado Emmy: "Breaking bad" havia sido indicada em 2009, 2010 e 2012 ao prêmio principal sem nunca levá-lo.
O prêmio foi uma das novidades que a Academia de Artes e Ciências Televisivas trouxe na lista de vencedores deste ano. Conhecida por seus conservadorismo e previsibilidade, e por dificilmente variar seus indicados e vencedores, ela concedeu alguns sopros de ar puro na cerimônia do Emmy de 2013, realizada neste domingo em Los Angeles.
O outro prêmio de "Breaking bad" na noite foi para Anna Gunn, como melhor atriz coadjuvante. Foi o primeiro Emmy da intérprete de Skyler White, que bateu favoritas como Maggie Smith e Christine Baranski, além da brasileira Morena Baccarin.
Ainda nos dramas, outra surpresa foi a vitória de Jeff Daniels como melhor ator por "The newsroom", única indicação da série de Aaron Sorkin, enquanto muita gente apostava suas fichas em Bryan Cranston ou Damian Lewis.
Mas "Homeland" também teve sua cota de premiação, com a vitória de Claire Danes como melhor atriz - pelo segundo ano seguido - e com o prêmio de melhor roteiro. Outra surpresa veio com a vitória de Bobby Cannavale como ator coadjuvante por "Boardwalk empire".
A esperada revolução a ser promovida por "House of cards", série do Netflix indicada às categorias principais, não aconteceu. A atração deu apenas o Emmy de melhor direção a David Fincher, o que já foi suficiente para marcar o ano de 2013 como o primeiro em que uma produção feita exclusivamente para a internet levou uma estatueta para casa.
Na seara das comédias, embora "Modern family" tenha vencido na categoria principal pelo quarto ano seguido, além de ter levado o prêmio de direção, o domínio da série criada por Steven Levitan parece estar enfim arrefecendo.
Se nos últimos três anos a atração monopolizou a categoria de ator coadjuvante - e nos últimos dois a de atriz também -, este ano não houve prêmio de interpretação para o grande elenco. A melhor atriz coadjuvante foi Merritt Wever, de "Nurse Jackie", responsável pelo discurso mais econômico e um dos momentos mais engraçados da noite.
Tony Hale, de "Veep", venceu como ator coadjuvante e também fez graça no palco ao lado de Julia Louis-Dreyfus, que repetiu o prêmio de melhor atriz do ano passado. Jim Parsons, de "The Big Bang Theory", foi o melhor ator pela terceira vez em cinco indicações.
Até em categorias cujos vencedores se mantém os mesmos há anos houve um chacoalhar em 2013: no caso de melhor reality show, "The amazing race" vinha ganhando todos os anos desde 2006; só perdeu em 2010 para "Top chef". Este ano, quem levou a melhor foi "The voice". Na categoria programa de variedades, o "The Colbert report" quebrou uma sequência de 10 anos de vitórias para "The daily show with Jon Stewart".
Não houve surpresas, no entanto, no universo dos filmes para a TV. O favorito "Behind the candelabra", que narra parte da vida do músico Liberace, deu a melhor direção a Steven Soderbergh, o prêmio de melhor ator a Michael Douglas e ainda levou como melhor minissérie ou filme para a TV. Sobrou para Laura Linney o prêmio de melhor atriz por "The Big C: Hereafter".
Numa cerimônia que não teve momentos muito marcantes - o número inicial com diversos apresentadores de ano anteriores, no entanto, foi interessante e engraçado -, a emoção ficou por conta das homenagens feitas a atores que morreram em 2013. Jane Lynch falou sobre Cory Monteith, seu colega em "Glee". Já Edie Falco se emocionou ao dizer belas palavras sobre o companheiro de cena James Gandolfini, de "Sopranos".
Confira a lista completa dos vencedores
Série de drama - "Breaking bad"
Série de comédia - "Modern family"
Minissérie ou filme para a TV - "Behind the candelabra"
Ator em série de drama - Jeff Daniels, "The newsroom"
Atriz em série de drama - Claire Danes, "Homeland"
Ator coadjuvante em série de drama - Bobby Cannavale, "Boardwalk empire"
Atriz coadjuvante em série de drama - Anna Gunn, "Breaking bad"
Direção em série de drama - David Fincher, "House of cards"
Ator em série de comédia - Jim Parsons, "The Big Bang Theory"
Atriz em série de comédia - Julia Louis-Dreyfus, "Veep"
Ator coadjuvante em série de comédia - Tony Hale, "Veep"
Atriz coadjuvante em série de comédia - Merritt Wever, "Nurse Jackie"
Direção em série de comédia - Gail Macuso, "Modern family"
Ator em minissérie ou filme para a TV - Michael Douglas, "Behind the candelabra"
Atriz em minissérie ou filme para a TV - Laura Linney, "The Big C: Hereafter"
Ator coadjuvante em minissérie ou filme para a TV - James Cromwell, 'American Horror Story: Asylum"
Atriz coadjuvante em minissérie ou filme para a TV - Ellen Burstyn, "Political Animals"
Direção em minissérie ou filme para a TV - Steven Soderbergh, Behind The Candelbra
Reality - "The voice"
Programa de variedades - "The Colbert report"



Nenhum comentário:

Postar um comentário