terça-feira, 8 de abril de 2014

SUGESTÕES DE LIVROS NA ÁREA EDUCACIONAL


    Um livro escrito por educadores, especialmente dedicado profissionais da educação dispostos a descobrir novas perspectivas para ensinar e aprender no século XXI. Reconheça como inovar o seu fazer educativo, utilizar recursos e multimeios e como criar situações favoráveis, que potencializem o processo ensino-aprendizagem e o ensino formal e informal. Obra indicada para educadores e profissionais de todas as áreas ligadas à educação, para que possam atualizar suas práticas e compreender como ultrapassamos o velho paradigma da transmissão do conhecimento e chegamos ao tempo da comunicação e da socialização do saber, seja na educação a distância ou presencial. Wak – R$25 – 132p


O Que Sabe Quem Erra? – Reflexões Sobre Avaliação e Fracasso Escolar
Maria Tereza Esteban
   A avaliação é um dos maiores entraves ao sucesso escolar. É aí que aparece mais fortemente o processo de discriminação e exclusão do qual são vítimas as crianças das classes populares, as afrodescendentes e demais minorias. São elas as reprovadas, as repetentes e as que “se evadem”. São elas que vão sendo “encaminhadas” para o anunciado fracasso escolar. São elas as preparadas para o futuro fracasso profissional e social. Mas, em contrapartida, são elas também que denunciam o fracasso da sociedade que produz uma escola incapaz de lidar com a diferença. Uma sociedade excludente não poderia produzir uma escola excludente. Este trabalho vai na contramão do projeto neoliberal hegemônico e luta para incluir os desde sempre excluídos. É, portanto, um texto político que traz a discussão pedagógica e convida à ação.
Depetrus – 200p – R$30,00


Inclusão e Discriminação Na Educação Escolar
Vários
Esta obra apresenta a teoria crítica, sua referência central, e as contribuições de outras perspectivas teóricas e empíricas, de modo a esclarecer o estudo sobre as condições objetivas e subjetivas de escolas que recebem alunos em situação de inclusão escolar. A educação inclusiva exprime uma contradição da sociedade capitalista na medida em que visa a inserção social daqueles que foram excluídos por meio de variados e perversos mecanismos criados e operados por esta mesma sociedade.
Alínea e Átomo – 170p – R$32,00


Interfaces da gestão escolar
Aneridis A. Monteiro Belotto, Cléia Maria da Luz Rivero, Elisa Pereira Gonsalves
  O tema Gestão Escolar vem se configurando historicamente como um desafio para educadores. Da herança das transposições acríticas das teorias administrativas à denúncia das relações entre organização escolar e reprodução capitalista, alguns caminhos foram construídos, sinalizando novas possibilidades de problematização no campo da Administração Escolar.
Alínea e Átomo – 120p – R$25,00


Sociologia da Educação – Análise internacional
Vários
Esta obra reúne contribuições de alguns dos principais sociólogos da educação do mundo, que  apresentam questões e preocupações fundamentais desta área do conhecimento. Os capítulos utilizam a teoria e a pesquisa empírica para oferecer novas análises a respeito dos processos educacionais contemporâneos, das tendências globais e das novas formas da persistente desigualdade social. Penso – R$64 – 456p

FONTE:http://espacodolivro.folhadirigida.com.br/