segunda-feira, 13 de março de 2017

AMBIENTES TÓXICOS : PALAVRAS DESESTIMULADORAS NO AMBIENTE DE TRABALHO

No Filme Homem Aranha de Sam Raimi conhecemos o chefe de Peter Park . Um homem arrogante que motiva seus funcionários através de palavras depreciativas e gritos. Por toda parte do Globo pessoas lideram outras como tangendo uma grande boiada com gritos, xingamentos e alfinetadas. Some a isso intensões maldosas, olhares dissimulares, fofocas e pessoas que se sustentam daquela empresa mas trabalham contra ela. Tudo isso é uma combinação de stresse para o gestor e um ambiente doentio para os funcionários.
A Biblia alerta sobre a tragedia do uso indiscriminado da língua: 
"Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!
Acaso pode sair água doce e água amarga da mesma fonte?
Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.
Tiago 3:9-12

Uma das piores maneiras de se motiva uma equipe é com gritos ou palavras fortes. Além de gera um ambiente doente, gera revolta e insatisfação no lugar de trabalho. Além do forte indicio de assedio moral , ambiente assim são uma porta de entrada para improdutividade e revolta.Quando um local profissional chega a esse ponto quase sempre não resta outra alternativa que a saída. Locais de trabalho são centros de produção que necessitam de resultados. Gary Chapman elenca quatro estrategias em seu livro base dessa série de artigos:
1- Tenha seu próprio plano
Não permite que a pessoa que lhe está pressionando determine sua reação indo a instiga de lhe fazer chorar. Não acrescente mais veneno à situação.
2-Ajude os feridos
Estenda a mão a outros que foram xingados aconselhe-os de forma madura.
3-Apague a fogueira
Responda os gritos com atitudes de gratidão e não espalhe disavensas contra seu chefe ou colega. Lembre-se se você precisa desse emprego terá que aprender a ser resiliente ou buscar outro já.
4-Aumente a rotação do motor.
Quando o ambiente de trabalho parece ser contra você lembre-se é só uma fase. Mas não esqueça nenhum valor monetário paga sua saúde emocional. Tente combate as críticas com foco e bom trabalho.
Combata a fofoca com bom exemplo e um trabalho de excelência. Mesmo diante do grito ou de um sonoro "Incopetente" converse com seu lider sobre esse momento negativo. Ore pelo seu trabalho.
Yndrews Filliph

Nenhum comentário:

Postar um comentário