domingo, 28 de julho de 2013

SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO E COMPUTADOR

  
Inicialmente, vamos abordar uma dimensão de risco bastante comentada entre os usuários de computador – OS VÍRUS. Você sabe o que é um vírus de computador?
    Todas as atividades que realizamos em um computador dependem de um programa. O editor de textos, por exemplo, é um programa que transforma o computador em uma poderosa máquina de escrever. Programas de correio eletrônico fazem com que o computador seja capaz de enviar e receber mensagens, usando a Internet.
    Os vírus de computador também são programas, só que em vez de ajudar e facilitar o uso do computador, eles atrapalham.Como você pode já perceber hoje vamos falar sobre segurança de informação e do seu computador.O computador pode pegar um vírus quando você faz  download ; de um arquivo infectado da Internet.Cabe aqui tranquiliza-lo(a), dizendo que o sistema operacional Linux é muito seguro. Ainda assim, você pode ter arquivos infectados que irão se manifestar, caso sejam utilizados em outros computadores com sistemas operacionais como o Windows, que são mais vulneráveis. Desta forma, é importante que você também saiba se proteger dos vírus!O antivírus é um programa que vasculha os arquivos dos computadores procurando vírus. Quando encontra, sugere o que devemos fazer para eliminar o problema e, se for possível, o que fazer para recuperar nossas informações que tenham sido estragadas ou apagadas pelo invasor.
    Existem muitos programas de antivírus disponíveis na Internet para download.Fique atento aos sites que visita e, ao notar modificações no funcionamento do seu computador, procure ajuda especializada.
    Em primeiro lugar, salientamos que a Internet é um espaço de grande liberdade de atuação, ou seja, qualquer pessoa pode divulgar praticamente qualquer conteúdo online. Desta forma, ao navegar na web, um dos cuidados mais simples e importantes que devemos ter é na observação da confiabilidade das informações que estamos acessando. Para isso, ao acessar um site, procure identificar:
   
      •    quem são os autores da informação;
      •    qual a formação, especialização, autoridade na área, das pessoas responsáveis pela página;
      •    quando as informações foram publicadas e se estão atualizadas.
   
    Outra dica, ainda acerca da confiabilidade das informações, se refere ao tipo de página acessada.
     No nosso próximo encontro falaremos sobre blog.
Fonte (http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/storage/modulos/384/38832/introducao_a_educacao_digital_-_guia_do_cursista/cursista01.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário