quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Blogs: importante ferramenta no treino para a redação

Quem deseja ter uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve atentar para a redação, etapa importante da avaliação. A preparação para essa fase pode ocorrer de formas distintas. Tradicionalmente, os estudantes optam pela elaboração de redações no colégio onde estudam, para treinar a escrita. Porém, outra boa forma de estudo pode ser a ferramenta blog, utilizada por alguns alunos.
 
É o caso de Fernanda Abrantes, 16 anos, aluna do Colégio Pentágono, que tem o blog entitulado "A busca das palavras certas". Ela conta que essa ferramenta a auxilia muito no desenvolvimento da escrita. "O blog, numa visão mais superficial, auxilia na desenvoltura da escrita, já que incentiva o ato de ler e escrever, o que, por si só, engrandece o conhecimento do aluno. Além disso, acaba ampliando o universo literário de quem escreve."
 
Para a estudante, a grande importância do blog é desmistificar a redação do Enem, tornando o treino algo agradável. De acordo com ela, o uso dessa ferramenta ajuda também a criar o gosto pela escrita. "A grande relevância do blog está em desenvolver o gosto pela escrita, desmistificando a redação do Enem, vista como algo obrigatório, e por isso, desagradável e monótono. Com essa ferramenta, o aluno passa a ver a redação como um texto de visão sobre o mundo, agradável de se redigir, ainda que haja um tema pautado, tirando o 'peso' da prova."
 
Segundo o professor de Língua Portuguesa do Colégio Pentágono, Alberto Guerra, o treino para a redação do Enem através dessa ferramenta depende dos objetivos do estudante. "Como não é ainda um es
paço de valorização de práticas escolares, é bem possível que não se associe o crescimento verbal que pode haver numa exposição por blog a um crescimento de qualidade numa redação característica de vestibular. No entanto, não é uma ferramenta para se descartar."
 
O especialista afirma que escrever com frequência é bom. Portanto, utilizar essa ferramenta é interessante já que faz o aluno ter o hábito da escrita, que é a grande vantagem do blog. "No ato de escrever não há desvantagens. Escrever é sempre um gesto de soberania humana", finaliza. 
 Gustavo Portella
Fonte :Folha Dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário