1-A Grande Guerra
Itália, 1916. Oreste e Giovanni, como todos os jovens do país, são chamados para se alistar no exército, para lutar na Primeira Guerra Mundial. Os dois fazem de tudo para escapar dessa obrigação. Contudo, os dois acabam no front de guerra e se vêem encarregados de uma missão decisiva.
Da segurança de um castelo atrás das linhas de combate, o Quartel General francês passa uma ordem direta para o Coronel Dax (Kirk Douglas): tomar uma posição inimiga a qualquer custo. Uma missão totalmente suicida, e um ataque destinado ao fracasso. Para dar cobertura a seu erro fatal, os Generais ordenam a prisão de três soldados inocentes, acusando-os de covardia e motim. Dax, advogado na vida civil, se rebela em defesa dos homens, mas logo percebe, que a menos que consiga provar que os Generais foram os culpados, será necessário um milagre para salvar seus clientes do esquadrão de fuzilamento. Uma impressionante obra de arte do diretor/escritor Stanley Kubrick e dos roteiristas Calder Willingham e Jim Thompson, Glória Feita de Sangue é uma dolorosa acusação sobre a política militar e "uma experiência cinematográfica inesquecível" (Newsweek).
Antes que os Estados Unidos entrassem na Primeira Guerra, pilotos americanos já se alistavam no exército francês. O filme acompanha a trajetória de um grupo desses jovens que se voluntariaram para se tornarem os primeiros pilotos de guerra no histórico combate.
4-A fita branca
Um vilarejo protestante no norte da Alemanha, em 1913, às vésperas da Primeira Guerra Mundial. A história de crianças e adolescentes de um coral dirigido pelo professor primário do vilarejo e suas famílias: o barão, o reitor, o pastor, o médico, a parteira, os camponeses. Estranhos acidentes começam a acontecer e tomam aos poucos o caráter de um ritual punitivo. O que se esconde por trás desses acontecimentos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário